terça-feira, 29 de maio de 2012

Património geológico português

Marcos Importantes para a Conservação do Património Geológico em Portugal


Assim como uma árvore guarda a memória do seu crescimento e da sua vida no seu tronco, também a Terra conserva a memória do seu passa do, registada em profundidade ou à superfície, nas rochas, nos fósseis e nas paisagens, registo esse que pode ser lido e traduzido (Tradução Prof. Dr. Miguel M. Ramalho).
Declaração Internacional dos Direitos à memória da Terra.

O território nacional é dotado de uma grande diversidade geológica que suporta a vasta biodiversidade existente. Por motivos científicos, pedagógicos ou até mesmo pela sua espetacularidade estes locais de particular interesse geológico acabam por ser expostos e sujeitos a ameaças, pelo que há a necessidade de os proteger e preservar in situ.

Desta forma o Património Geológico pode ser definido como um conjunto de locais e objetos geológicos que pela sua exposição favorável e conteúdo, constituem documentos que testemunham a história da Terra, a sua geodiversidade e podem designar-se genericamente por Locais de Interesse Geológico (Ferreira et al, 2003), abrangendo valores com caracter cientifico, didático, cultural e paisagístico.

Alguns destes locais pelas suas características de raridade, teor didático ou monumentalidade, são designados por monumentos geológicos ou geomonumentos (Galopim de Carvalho, 1998, in Ferreira et al, 2003).

Vejamos alguns exemplos de:

 - Importância científica

 - Importância paleontológica

 - Importância estratigráfica das séries que afloram

O Património Geológico é um assunto complexo, não só por se tratar de casos especiais, mas também porque inclui aspetos como legislação, eventuais áreas com algum tipo de proteção e eventuais conflitos de interesses. desta forma o estudo do Património Geológico só se pode desenvolver através do equilíbrio entre a investigação científica de qualidade, legislação e divulgação-educação junto do grande público.



 
Desta forma há que promover a informação e a formação da sociedade sobre os valores da geodiversidade, isto porque, como já mencionei, a iliteracia cultural é considerada a ameaça mais grave à geodiversidade, já que a própria classe política, não tem um conhecimento razoável sobre a temática, impossibilitando por vezes a proteção em termos legislativos de locais com efetivo interesse geológico e/ou geomorfológico. 

Torna-se urgente a consciencialização do lugar que ocupamos na bio geodiversidade.


Bibliografia:
Documentação gentilmente cedida pela Professora.
http://www.progeo.pt/patgeol.htm - consultado a 29 de Maio de 2012.

Com os meus cumprimentos,
LA.




Sem comentários:

Enviar um comentário