segunda-feira, 7 de maio de 2012

Atividade 3 - Geodiversidade, Geoconservação e Património geológico

O que é a geodiversidade?

Ao contrário do termo biodiversidade, o conceito análogo relativo à diversidade geológica não tem conquistado o mesmo grau de reconhecimento junto da sociedade.(Brilha, 2005). 

De acordo com a Royal Society for Nature Conservation: A geodiversidade consiste na variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos activos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte para a vida na Terra.

No entanto segundo Murray Gray este conceito foi sendo alterado ao longo dos tempos e segundo vários autores:

Data
Autor
Definição
1980
Kevin Kiernan
“landform diversity” and “geomorphic diversity”
1993
Sharples
“the diversity of earth features and systems”
1994
Wiedenbein
“geodiversity was used in relation to geotope conservation"
1994
Erikstad, Harley, Todorov
"Geological diversity but not the shortened form"
1996 a 2002
Dixon, Eberhard,
"The range or diversity of geological (bedrock), geomorphological (landform) and soil features, assemblages, systems and processes"
Sharples and Australian Heritage Commission
1996 a 2003
Nordic Council of Ministers / Johansson
"The complex variation of bedrock, unconsolidated deposits, landforms and processes that form landscapes (...)Geodiversity can be described as the diversity of"geologicaland geomorphological phenomena in a defined area
1997 a 2000
Gray
"perhaps one day we will see (...) a Geodiversity Action Plan for the UK to rank alongside its biological counterpart”
1998
Burnettet et al.Nichols et al.
“geomorphological heterogeneity”, suggesting “geodiversity”
2001
Stanley
"It is the link between people, landscapes and culture; it is the variety of geological environments, phenomena and processes that make those landscapes, rocks, minerals, fossils and soils which provide the framework for life on Earth"
2001
Erikstad & Stabbetorp
"Used the term in relation to natural areas and environmental impact assessment"
2001
Gordon & Leys
"The present book aims to be a coherent, wide-ranging and international discussion of the principles of geodiversity and practices of geoconservation, and is the first such treatment"
2002
Prosser
"Geoconservation is “Earth heritage conservation”, but this is longer, duplicates the shorter term and has an ambiguous meaning since many people see it as including biological components of the Earth"

Como surge o termo Geoconservação?

A geodiversidade é ameaçada pela exploração de recursos geológicos, desenvolvimento de obras e estruturas, gestão das bacias hidrográficas, florestação, desflorestação e agricultura, atividades militares, atividades recreativas e turísticas, colheita de amostras geológicas para fins não científicos e iliteracia cultural.

O termo Geoconservação é um conceito recente e a sua definição ainda não é consensual entre os especialistas. Contudo de um modo geral podemos dizer que a Geoconservação tem como missão a preservação da diversidade natural (geodiversidade) de significativos aspetos e processos geológicos (substrato), geomorfológicos (formas de paisagem) e de solo, mantendo a evolução natural (velocidade e intensidade) desses aspetos e processos.

Faz parte da condição humana querer proteger, ou conservar aquilo a que atribui valor ou interesse. Segundo Gray (2004), existem sete valores da geodiversidade: intrínseco, cultural, estético, económico, funcional, científico e educativo.

A Geoconservação só deve ser concretizada depois da definição do que deve ser considerado como Património Geológico, da sua caracterização e da quantificação do seu interesse, relevância e vulnerabilidade.

O que é o então o Património Geológico?

Por Património Geológico entende-se o conjunto de locais e objetos geológicos que, pela sua favorável exposição e conteúdo, constituem documentos que testemunham a história da Terra, ou seja, a sua geodiversidade. São também conhecidos como Locais de Interesse Geológico.Alguns destes locais, pelas suas características de raridade, didatismo ou monumentalidade são designados por monumentos geológicos ou geomonumentos.

Este património tem sido alvo de interesse, uma vez que é constituído por recursos naturais não renováveis e a sua caracterização revela-se de grande importância. Torna-se imperativo definir estratégias para a sua preservação (geoconservação).

Apesar da maioria das áreas protegidas não ter tradição na implementação de estratégias de geoconservação, temos assistido recentemente em Portugal ao desenvolvimento de trabalhos que contribuem para este fim. Neste sentido, algumas áreas protegidas têm procedido à recolha de informação relativa ao seu património geológico e promovido a sua divulgação através da elaboração de literatura temática e colocação, em locais de interesse geológico previamente selecionados, de painéis informativos/interpretativos e através da criação de circuitos de lazer turístico-científicos, que podem servir de pólos de atração e de dinamização de algumas regiões.

Desta forma, o geoturismo pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de regiões mais desfavorecidas, dando resposta a uma procura crescente por parte de um tipo de público que se afasta das áreas turísticas tradicionais.

___________________________________________________________
Bibliografia:

Documentação gentilmente cedida pela professora.
http://www.progeo.pt/patgeol.htm- consultado a 6 de Maio de 2012.

Com os meus cumprimentos,
LA.

Sem comentários:

Enviar um comentário