segunda-feira, 9 de abril de 2012

Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB)







 Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB)
A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é o acordo internacional mais importante sobre diversidade biológica, uma vez que assegura a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável dos seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos.

Para a prossecução destes objetivos a CDB preconiza a existência de estratégias internacionais e nacionais que enquadrem a adoção de medidas destinadas a promover a conservação da natureza e a utilização sustentável da biodiversidade.

Surgiu durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 e foi assinada por mais de 160 países, entrando em vigor em Dezembro de 1993.

O Brasil é considerado o país portador da maior biodiversidade do mundo, uma vez que apresenta aproximadamente 20% das espécies conhecidas, no entanto não sabemos quantas espécies existem no mundo (as estimativas variam entre 10 e 50 milhões). Em 2006, recebeu em Curitiba, a 8ª Conferência das Partes da CDB.
(Cartaz de Divulgação da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica que ocorreu em Curitiba/PR em 2006).

LA.

Sem comentários:

Enviar um comentário